Hoje estou postando aqui uns cartuchos bastante curiosos e que pouca gente conhece, que são os cartuchos de NES 72 pinos com a carcaça igual as carcaças de cartuchos do MSX, um famoso computador que fez sucesso no Brasil nos anos 80. Com a ajuda do meu amigo Corredor X consegui descobrir e conhecer esses cartuchos, e nesse post irei postar as marcas que conheço desses cartuchos, infelizmente nunca tive ou vi esses cartuchos pessoalmente, e pode ser que exista alguma outra marca que eu nunca tenha visto e que eu não tenha postado aqui, também não sei dizer se existiu cartuchos de 60 pinos nesse formato, mas provavelmente não existiu, e o curioso é que os cartuchos de MSX tem a mesma pinagem dos cartuchos de Master, que são menores que a pinagem dos cartuchos de 60 pinos de NES, mas esses cartuchos de NES que imitam os cartuchos e MSX são de 72 pinos. Vou então mostrar para vocês esses curiosos cartuchos.

Começando com os cartuchos da marca MGA:




Esses eram os mais comuns desses cartuchos que imitam cartuchos e MSX, o pior que eram copiados até as caixas dos jogos nacionais de MSX, que eram tipo estojos de plástico, só as escritas das caixas eram diferentes, mas o formato das caixas eram iguais.

Cartuchos da marca Tigertron:


Esses cartuchos tinham o design mais simples que os da MGA, mas eram bastante interessantes também...

Cartuchos da marca Kistron:



Os cartuchos dessa marca tinham os labels mais bonitos, e com desenhos, eles são mais parecidos com os cartuchos da época do MSX 2, que não foi lançado no Brasil.

Cartuchos da marca NTDEC:


Sim, a NTDEC também fabricou cartuchos com carcaças desse formato. Para quem não conhece a NTDEC, ela fabricava diversos cartuchos de NES, e os seus principais cartuchos eram pretos similares aos cartuchos da Milmar, Gradiente, Falcon Soft, etc... Mas ela também fabricou cartuchos nesse formato estilo MSX. Esses cartuchos nesse formato são difíceis de encontrar apesar dos cartuchos de formato comuns da NTDEC serem fáceis de achar, mas os desse formato de cartuchos de MSX não se encontram por ai, eu levei algum tempo para achar essa única foto...

 Edit: (15/04/2016)

O amigo Corredor X me enviou essas duas fotos de um cartucho com 2 jogos da NTDEC com caixa.




Cartuchos da marca Phantom System:




Esses cartuchos ainda são um mistério para mim, tentei descobrir a marca deles, mas provavelmente o nome da marca deles são Phantom System mesmo, mas talvez eles não tenham nenhuma ligação com a Gradiente, talvez a fabricante deva ter usado esse nome para associar ao clone de NES que era o mais vendido na época... Mas vai saber, a Gradiente era dona da Falcon Soft, talvez ela tenha fabricado também esses cartuchos, mas creio que não...

Então pessoal, esses são os curiosos cartuchos de NES 72 pinos com formato de cartuchos de MSX, como disse antes, não sei dizer se existem cartuchos e 60 pinos nesse formato, mas creio que não existam, mas também não descarto, pois a cada semana acabo descobrindo algo novo e acabo me surpreendendo com nossos piratinhas nacionais...

2 Responses so far.

  1. Excelente blog! Tenho uma Tigertron 4x1, adoro essas piratinhas brasileiras da época. Parabéns pelo artigo e pelo conteúdo.

  2. Esses não dá pra usar no NES, não apenas por causa do bloqueio aos piratas, mas também por causa do tamanho do cartucho, não funciona no sistema gaveta do console.

Postar um comentário